PROJETO PRÓ-CATADORES EM ZÉ DOCA


 PREFEITURA DE ZÉ DOCA RECEBE PROJETO PRÓ-CATADORES MARANHÃO.

Aconteceu nesta Segunda e Terça Feira (16 e 17) no Auditório do projeto conviver, o primeiro encontro do Projeto Pró-Catadores Maranhão, uma ação desenvolvida pelo governo do estado, que procura desenvolver mecanismos para fazermos do lixo, uma fonte de renda, e uma forma de minimizar as agressões ambientais.
Com o tema, Recuperando Vidas, Reintegrando Cidadania, o convênio que foi celebrado com a SENAES, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, procurando trabalhar o resgate da cidadania dos catadores em suas diversas abrangências: Faz com que Zé Doca possa estar recebendo, Coordenadores do programa, com a finalidade de capacitar os pequenos Catadores, a fazerem desta atividade, uma alternativa para melhorarem suas economias, e automaticamente, estarem contribuindo com a coleta seletiva do lixo, que ora se torna uma fonte de poluentes ao meio Ambiente.
O programa, dinamizou diversas etapas no lixo e suas coletas, para apresentar seus objetivos, Tais como: Fomentar grupos econômicos solidários de catadores de Materiais recicláveis e reutilizáveis articulando em redes de cooperação e comercialização de produtos, estimulando a aplicação da política Nacional de resíduos Sólidos e Promovendo a inserção social e cidadã destes, com vistas a recuperação da situação da pobreza extrema e da degradação ambiental. Também ensina como reciclar objetos do lixo, em produtos decorativos, e fazer do próprio lixo, uma fonte de renda, e o movimento da economia familiar, gerando assim emprego e renda a diversas famílias do nosso município, e ao final da palestra, houve a entrega de certificados profissionalizantes aos participantes.
O programa, foi apresentado com várias diretrizes, principalmente de que os municípios obrigatoriamente terão que aderirem as suas resoluções para estarem adequados as suas exigências, que tem prazo até 2016. E foi coordenado, pelas palestrantes, Conceição de Maria Pearce de Sousa, (Coordenadora do projeto), Ângela Pereira de Castro, (Assistente Social do Projeto), Dr. Denio Medeiros Costa, (Engenheiro Ambiental do Projeto). Que distribuíram cartilhas informativas de como ingressar passo a passo no projeto, e como adquirir seus benefícios.
Em conversa com a nossa equipe, o Prefeito Dr. Alberto Carvalho Gomes, nos disse "que fará cumprir-se todas as exigências que o programa tem como medidas, e que a capacitação com os pro-Catadores, foi de suma importância para que formem cooperativas para associarem os trabalhadores deste ramo, dignificando e valorizando suas atividades, que como qualquer outra, é uma profissão digna do sustento de suas famílias, e nós do poder publico daremos todo incentivo", finalizou o Prefeito Dr. Alberto.








Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo