Prefeito de Zé Doca recebe visita do SEBRAE e Professores da UFMA e discutem estratégias para melhoria da econimia no municipio.



O Prefeito de  Zé Doca  Alberto Carvalho recebeu nessa  tarde de quarta-feira (03), em seu Gabinete a visita  do Diretor do SEBRAE,  Aluízio Muniz, da Regional de Santa Inês, professores da UFMA,  César Ladri e Ricardo Zimbrão, onde juntos com os secretários municipais de Administração, Agricultura, Chefia de Gabinete do Prefeito e o Presidente da Câmara de Vereadores Juraci Pavão, discutiram a importância da pavimentação asfáltica da estrada que liga  Pedro do Rosário ao Povoado de Cocalinho, localizado no entroncamento da BR 316, pertencente ao Município de Zé Doca.
         Conforme informações da Direção do SEBRAE, dos professores da UFMA, esse é o primeiro momento de diálogo com os Gestores do Executivo e Legislativo municipal de Zé Doca, tendo como objetivo obter relatos sobre os  potenciais econômicos do Município e os  obstáculos que impedem melhorar as estratégias para o desenvolvimento dos respectivos potenciais, e que tipo de benefícios traria para a região a partir da construção da MA-006.

Para facilitar o trabalho dos pesquisadores, o Prefeito Alberto Carvalho, juntamente com o Presidente da Câmara, Juracy Pavão fizeram um relato da realidade social, econômica e política do Município, sem esquecer que historicamente ainda se tem o maior assentamento da América Latina. Dr.Alberto ressaltou que por ser Zé Doca  o Município Pólo onde as cidades vizinhas resolvem problemas relacionados à Educação, Saúde, Agricultura e outros serviços administrativos, a carga de responsabilidade passa a ser maior em relação às demais cidades que fazem parte dessa regional.
         
“Em outras épocas, não muito distante, economicamente fomos o rei da pimenta, do arroz e por último da madeira, mas nosso maior potencial ainda é a agricultura, e timidamente a indústria de cerâmica, não estamos melhor devido a falta de incentivo político e financeiro que tem dificultado o alargamento da produção desses setores”. Comentou,  Juracy Pavão.

“ Nosso propósito com essa visita é saber do senhor Prefeito quais os impactos e o conjunto de benefícios que seriam trazidos  para   Zé Doca e demais municípios que estão em  seu entorno  com a construção da MA-006, pois a princípio, todos nós sabemos que esse empreendimento, já autorizado pelo Governador do Estado, irá melhorar o desenvolvimento da Indústria e do Comércio, principalmente no que diz respeito a economia de tempo para se chegar ao pólo do município  de Pedro do Rosário, seguindo até São Luis”.Comentou Ricardo técnico da UFMA. 
Motivado com a presença dos técnicos e da direção do SEBRAE, Dr. Alberto informou aos mesmos que tanto ele como o Prefeito Irlam Serra de Pedro do Rosário, as lideranças políticas e comunitárias  dos dois Municípios  tem  somado força e cobrado do Governo a realização dessa estrada.
 
 “Ano passado eu e o Prefeito de Pedro do Rosário estivemos conversando com o Secretário Clayton Noleto, onde o mesmo esclareceu que o Governador Flávio Dino assinou no dia 9 de abril de 2015 a ordem de serviço para a pavimentação dessa estrada, entretanto, por conta da burocracia a empresa vencedora da licitação não continuou a obra, mas nos prometeu que de uma maneira ou outra a estrada será retomada.
  
  A convite do Secretário de agricultura Gilvan Teixeira a equipe aproveitou para visitar o PA- Belém localizado no Bairro Boa  Esperança onde está sendo construído a Indústria de poupas de frutas.
“Esse projeto está sobre a responsabilidade da Associação de moradores do bairro Boa Esperança e tem como objetivo beneficiar e reaproveitar os frutos que são descartados  em nosso município, esse beneficiamento vai gerar economia e renda para aqueles que  estão envolvidos nesse trabalho”Finalizou o Secretário.

                                        Visita ao  PA-Belem
Fonte: http://professorcorreia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo