Flavio Dino por meio do Ministério da Aviação Civil anuncia construção de quatro novos aeroportos no Estado do Maranhão

IMG_4163O líder do PV na Assembleia Legislativa, deputado Rigo Teles anunciou na quarta-feira (23), durante pronunciamento na tribuna da Casa, que o Governo Federal, por meio do Ministério da Aviação Civil, acaba de autorizar a construção de quatro novos aeroportos: em Barra do Corda,  Bacabal,  Barreirinhas e Balsas.
O anúncio foi feito depois que Rigo Teles participou em Brasília (DF), acompanhado do líder do PV na Câmara Federal, deputado Sarney Filho – em reunião com o Ministro Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Mauro Lopes, para tratar sobre a construção de aeroportos no   Maranhão.
Para o deputado Rigo Teles, a reunião foi de fundamental importância para a população do Estado do Maranhão, especialmente para Barra do Corda, sua terra natal, onde o Governo Federal construirá um moderno aeroporto, que é uma antiga reivindicação defendida pelo parlamentar durante seus cinco mandatos.
Durante a reunião, o deputado Rigo Teles recebeu com empolgação do Ministro Mauro Lopes, que vê o Maranhão no leque de desenvolvimento nacional. O ministro prometeu que irá acelerar o processo de licitação, para que as licenças de construção dos quatro aeroportos sejam liberadas o mais rápido possível.
Na avaliação de Rigo Teles, a construção dos quatro novos aeroportos é de grande importância para o Estado do Maranhão, pois hoje só temos aeroportos de grande e médio porte em São Luís e em Imperatriz, que permitem receber os aviões de categoria equivalente a ATR-42, que já foi acrescido para ATR-72.
O AEROPORTO DE BARRA DO CORDA
O parlamentar comentou que esses voos são feitos no Maranhão pela Azul, com o avião turboélice para 72 passageiros.  “Os aeroportos são de grande importância para o crescimento do Estado do Maranhão e para o Nordeste, pois as pessoas terão mais facilidade em viajar em aviões”, afirmou Rigo.
Durante reunião com Eduardo Henn Bernardi, diretor do Departamento de Gestão da Secretaria de Aviação Civil e da Secretaria de Aeroportos, e com o secretário Leonardo Cruz, da da Secretaria de Aeroportos, o ministro pediu prioridade na construção e no levantamento dos projetos dos aeroportos do Maranhão.
Em sua fala, Rigo informou que são três as etapas de licitação das obras. O estudo de viabilidade técnica, a avaliação da infraestrutura atual e proposta de cenário do investimento da decisão, e estudo preliminar, com minucioso detalhamento do cenário de investimento com o uso de levantamento topográfico efetuado.
De acordo com Rigo, o anteprojeto, na etapa final para licitação das obras integradas, serão agregadas informações de licenciamento ambiental e ensaio de sondagens. No documento preliminar, a previsão estimada para construção do aeroporto de Barra do Corda é de R$ 28.370.000,00( vinte oito milhões e trezentos e setenta mil reais).
O aeroporto de Barra do Corda terá área de 682 m² um terminal para 72 passageiros, pista de pouso de 1.250m de extensão por 30m de largura, pátio de aeronave novo com 10.800m, com seis posições, seção contra incêndio e operação de instrumento por IFR, que é o afastamento previsto para futura ampliação para 3C-IFR.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo