conferencia
Com o Tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o Lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente justas”, a Prefeitura de Zé Doca realizou nesta quarta-feira (18), em seu auditório, a quarta Conferência Municipal das cidades. O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas representando a Sociedade Civil Organizada, ONGs, empresários, funcionários públicos estadual, municipal, entre outros. A Abertura do evento foi realizada pelo Secretário de Agricultura Gilvan Teixeira, na ocasião representando o Prefeito Alberto Carvalho, que por motivo superior não pode  participar da conferência, entretanto, deixou para ser lida a  seguinte mensagem: “ A todos vocês que por compromisso social, se dispuseram a participar deste evento, esta, com certeza será a oportunidade para se debater as questões de interesse comum, para tanto, é  preciso que cada um dê a sua contribuição, a fim de construirmos uma cidade verdadeiramente inclusiva, e que ofereçam bem-estar a todos os seus cidadãos, de maneira que juntos vão poder apresentar propostas para a construção da cidade dos sonhos da nossa gente”. Para animar o ambiente, e abençoar os conferencistas, contou-se com a participação musical do Grupo CTDF, do missionário Cristiano Souza, em seguida a leitura do Regimento Interno que foi aprovado por unanimidade de votos.

     
conferencia3
Conforme o tema e o lema proposto pelo Ministério das cidades, o Palestrante da Conferência, Engenheiro Civil Dr. Nicolau  chamou a atenção dos participantes para  a importância desta conferência, disse ser um momento pertinente para não só discutir   os problemas da cidade, mas apresentar propostas que poderão  se tornar Lei Municipal, Estadual ou Federal.

Os participantes da conferência foram divididos em grupos temáticos de trabalho e debateram cinco eixos. Sendo eles: I- Mobilidade e acessibilidade; II-Habitação de Interesse Social; III-Regularização Fundiária: IV Controle Social; V- Planejamento Urbano. Cada equipe teve um facilitador que coordenou as discussões e ideias, além de elegerem um relator que registrou as propostas produzidas e apresentou-as aos demais membros dos grupos.
Foram registradas 15 propostas, destas, três foram selecionadas para representar a cidade de Zé Doca na 6ª Conferência Estadual das Cidades que está prevista para acontecer entre 1º de novembro de 2016 a 31 de março de 2017, são elas: I- Criar mecanismos de fiscalização  que exija dos Órgãos Públicos e Privados o  cumprimento da lei de mobilidade e acessibilidade aos deficientes ; II Que todos os Municípios com até  cem mil habitantes sejam agraciados com projetos/convênios de pavimentação de ruas em toda  a zona urbana; III- Criar lei que obriguem os proprietários de áreas que se limitam  ou que tem fronteiras com igarapés que cortam o município dentro da Zona Urbana, a preservarem observando as leis de preservação ambiental, sob pena de não regularização das propriedades.
Seguindo a programação da Conferência, foram escolhidos os três delegados que representarão a cidade de Zé Doca nas demais conferências. Segue abaixo os delegados e suplentes:
conferencia 4
conferencia
Palestrante da Conferência, Engenheiro Civil, Dr. Nicolau Fernandes
                            Palestrante da Conferência. Engenheiro Civil-Dr. Nicolau Fernandes.
conferencia8
conferencia2
conferencia 4
conferencia7