No Dia Mundial da Juventude, Governador Flávio Dino lança editais de apoio à juventude maranhense

Na cerimônia de celebração do Dia Mundial da Juventude foram lançados os editais da segunda edição do projeto ‘Geração Ciência’ e da primeira edição do projeto ‘Juventude com Ciência’. 
Mais oportunidades e educação para a juventude que muda o Maranhão. Com essa máxima, a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira definiu o que representa os editais lançados pelo Governo do Estado durante o Ato Solene, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 30 de março, data que se comemora o Dia Mundial da Juventude.

Com a realização do evento, o Governo do Estado reafirma o compromisso de oferecer mais oportunidades de inclusão e promoção da juventude maranhense, para que esta seja, de fato, protagonista da mudança vivenciada pelo Maranhão.

O evento reuniu gestores municipais de Juventude e Secretários estaduais, além de representantes do legislativo municipal e estadual e de vários movimentos sociais.

No ato solene, foram lançados os editais da segunda edição do projeto Geração Ciência e da primeira edição do projeto Juventude com Ciência, ambos realizados em parceria entre a Secretaria de Estado extraordinária da Juventude (Seejuv) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema). Foi lançado ainda o edital da segunda edição do projeto Tour Jovem Cidadão, realizado pela Seejuv em parceria com as secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Cultura e Turismo (Sectur), do Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur).

No dia que se comemora o Dia Mundial da Juventude, a secretária Tatiana Pereira, destacou que a maioria das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, beneficia a juventude e promovem cidadania e mais oportunidades para este público.

“Se fizermos um levantamento de todos os programas e projetos do Governo do Estado, praticamente a maioria tem a juventude como maior beneficiada. Programas como o ‘CNH Jovem’, por exemplo, investe mais de 4 milhões de reais e já beneficiou cinco mil jovens em todo o estado,os editais ‘Geração Ciência’ e ‘Juventude com Ciência’ que juntos somam recursos no valor de mais de 1 milhão. Somando tudo isso, temos investimentos fundamentais para que tenhamos mais oportunidades de educação para a juventude que muda o Maranhão”, destacou.

Turismo educativo

O projeto ‘Tour Jovem Cidadão’ tem como objetivo proporcionar aos jovens maranhenses o acesso aos equipamentos históricos, artísticos, turísticos e de lazer da cidade de São Luís, como museus, teatros, bibliotecas, etc., contribuindo na construção do pertencimento histórico e étnico-racial, e da formação cultural. O ‘Tour Jovem Cidadão’ tem como público alvo, jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, dos municípios que encaminharem proposta de adesão a Chamada Pública do projeto.

Com onze ações durante o ano de 2016, que contemplou jovens dos municípios de Rosário, São João do Sóter, Bacabeira e de oito escolas da Região Metropolitana de São Luís, a edição piloto do projeto beneficiou mais de 500 jovens da rede estadual de ensino, proporcionando aos estudantes conhecerem mais sobre a história de São Luís, realizando um verdadeiro turismo educativo pelos principais equipamentos culturais públicos da capital maranhense.

O edital da Chamada Pública para adesão a edição 2017 do projeto estará disponível entre os dias 30 de março e 20 de abril no site da Seejuv (www.juventude.ma.gov.br). Serão atendidos/as em 2017 aproximadamente 2 mil jovens maranhenses em 25 edições do projeto, cada uma com dois municípios, totalizando 50 municípios.

Auxilio à pesquisa

Os editais ‘Geração Ciência’ e ‘Juventude com Ciência’ têm como objetivo estimular jovens estudantes das instituições de ensino médio e técnico do Maranhão a se envolver no processo de produção do conhecimento científico e tecnológico e possibilitar que os estudantes universitários possam atuar nos municípios do Programa Mais IDH.

O diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira, explicou que o edital ‘Geração Ciência’, lançado pela primeira vez em 2015, atende os alunos do ensino médio e técnico e é composto por auxílio de pesquisa: bolsa para o professor orientador e bolsa de Iniciação Científica Júnior para os alunos do ensino médio.

“A bolsa de professor orientador é de R$ 400,00 e dos alunos é de R$ 120,00. Este ano nós pretendemos ampliar o atendimento no Maranhão fazendo com quer novas escolas do Estado participem desse edital”, disse Alex Oliveira.

Em relação ao edital ‘Juventude com Ciência’, o diretor-presidente da fundação explicou que é um edital dedicado à criação de caravanas que levem estudantes universitários para estágios de imersão nas áreas onde ocorre o programa Mais IDH do Governo do Estado.

“O objetivo é fazer com que os nossos alunos compreendam a realidade e as adversidades vividas pelos nossos irmãos maranhenses que vivem nessas localidades, e assim possam levar serviços e ações políticas e educacionais, possibilitando melhorias no atendimento e a ação das academias e das escolas nesses municípios. Com esse objetivo pretendemos atuar no campo da saúde, da educação e da geração de emprego e renda”, frisou Alex Oliveira.

Os dois editais estão disponíveis no site www.fapema.br/patronage se seguem o seguinte cronograma de inscrição: período de inscrição das propostas de 30 de março a 15 de maio e divulgação dos resultados no dia 3 de julho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo