Zé Doca vive um momento de grande "crescimento" Ops, Desmatamento, especialmente na Avenida Stanley Fortes Batista. Ocorre que essas são regiões de grande importância ecológica para o futuro da cidade. O desmatamento, nessas áreas, tem consequências sérias no clima da Cidade, na qualidade dor ar e diminuição do calor.
Na semana em que o Site Naamos.com.br denunciou a derrubada de árvores na região do Cemitério, a prefeitura sinalizou para uma nova ação, desta vez em outros trechos da cidade. especialmente na avenida Stanley Fortes Batista, a mesma já derrubou mais de 70 árvores.
9 árvores cortadas em sequência |
Duas medidas simples poderiam reduzir os impactos ambientais do desmatamento urbano. A primeira é que deveríamos fazer uma campanha educativa com os e proprietários de lotes com florestas. Isso não apenas beneficiaria a fauna, que se alimenta dessas espécies, como reduziria custos de paisagismo, traria o conforto das sombras das árvores e a beleza de nossas espécies nativas.
É hora da sociedade civil se mobilizar para fortalecer a consciência ambiental . Talvez seja uma boa ocasião para um movimento de proteção às ultimas árvores da região urbana. Será ainda possível resgatar o sonho de reconstruir os banhos de igarapé como parte essencial da história, cultura e qualidade de vida em Zé Doca.
Provavelmente precisamos de uma ação conjunta dos órgãos ambientais para que possamos inibir de forma eficiente os crimes ambientais que, hoje, observamos.
É a oportunidade dos proprietários valorizarem a riqueza desperdiçada ao “limparem” seus terrenos para construir. Acaso isso possa ser estimulado pelas emissoras de televisão, rádio e jornais da cidade, mostrando soluções e bons exemplos. Os programas podem incluir uma seção sobre “boas práticas” para o crescimento de Zé Doca. Como crescer e, ao mesmo tempo, conservar a qualidade ambiental.
É possível pensar também em recuperar as árvores e florestas em áreas onde o desmatamento foi feito. Já existem técnicas disponíveis para a restauração ecológica de áreas degradadas. Isso é uma boa oportunidade para jovens universitários, que em breve entrarão no mercado de trabalho.
Nenhum comentário :
Postar um comentário