
A forma como a televisão é transmitida está passando por mudanças. O sinal analógico vai deixar de existir e será substituído integralmente pelo sinal digital. Para que os brasileiros não fiquem sem assistir TV, eles precisam contar com equipamentos para adaptar as suas televisões antigas e analógicas.
Nem todas os televisores estão equipados para receber o novo tipo de sinal, por isso foi criado um programa social para distribuir kits grátis de TV digital.
O que é o kit gratuito de TV digital?
O kit gratuito de TV digital é composto por um conversor, antenas e controle remoto. Com ele, é possível assistir aos canais abertos com a qualidade de TV digital.
A distribuição kits já começou em todo o país em 2016. A iniciativa, realizada pelo governo junto com empresas de telecomunicações, pretende beneficiar 14 milhões de pessoas.
Ao instalar a nova antena e o conversor, o cidadão não vai precisar comprar uma TV nova para receber o sinal digital.
Quem tem direito ao kit de TV digital grátis?
Todos os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit de TV digital gratuitamente. Isso inclui, principalmente, os beneficiários do Bolsa Família que não podem comprar uma televisão nova.
O kit de TV digital gratuito só será distribuído para famílias com renda mensal de até três salários mínimos.
Como solicitar?
A solicitação do kit pode ser realizada de forma simples, prática e rápida através da internet. O cidadão interessado só precisa acessar o site Seja Digital e informar o número do CPF/NIS do responsável familiar. Feito isso, basta preencher um formulário eletrônico com dados pessoais.
O beneficiário do Bolsa Família deve realizar o agendamento online para a retirada do seu kit. É necessário escolher o melhor dia, hora e local. Além de usar a internet, também é possível agendar por telefone, através do número 147.
Quem tem celular pode cadastrar o número para receber um lembrete via SMS sobre a retirada do kit conversor. Apenas o responsável familiar ou um membro da família pode retirar o kit gratuito de TV digital. No ponto de retirada, é necessário apresentar NIS, documento de identidade com foto e o protocolo de agendamento.
Cidades que sofrerão o apagão analógico
No dia 29 de março de 2017, o sinal analógico foi desligado na região metropolitana de São Paulo. Posteriormente, o “apagão analógico” acontecerá em outros municípios paulistas. Até 25 de outubro, cidades em Goiás, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro também receberão apenas sinal de TV digital.
Não deixe de conferir a lista completa e o cronograma das cidades em que o sinal de TV analógico será desligado em 2017 e 2018.
Restou alguma dúvida sobre o acesso gratuito à TV digital? Então consulte as respostas para as 20 perguntas mais frequentes sobre a distribuição dos equipamentos e a instalação.
Fonte: bolsafamilia.blog.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário