Com dieta saudável, 89% utilizam suplementos e especialistas alertam alguns nutrientes pode fazer mal

Foto: Reprodução
Especialistas alertam que, assim como a falta, o excesso de alguns nutrientes pode fazer mal

Os brasileiros têm o hábito de consumir suplementos, mesmo mantendo uma dieta saudável. Uma pesquisa da Mead Johnson Nutrition feita com 600 homens e mulheres brasileiros acima de 40 anos reforça essa prática: 89% dos entrevistados disseram que consomem algum tipo de complemento alimentar, mesmo mantendo bons hábitos, porque sentem falta de algum nutriente. Ainda de acordo com o levantamento, 70% dos entrevistados afirmam que tomam compostos prontos todos os dias, e 28% fazem isso três vezes por semana.

Esse hábito preocupa os profissionais da saúde, pois o uso indiscriminado pode trazer riscos à saúde. A médica endocrinologista Janaína Koenen explica que, muitas vezes, mesmo fazendo as refeições de forma balanceada, alguns nutrientes necessários podem faltar exigindo uma suplementação.

Mas ela ressalta a importância de se procurar um acompanhamento médico. “Alguns pacientes têm problemas intestinais – como gastrite, doença celíaca – e não conseguem absorver alguns nutrientes”, comenta. “É muito perigoso utilizar polivitamínico sem orientação médica e de forma continuada, pois, embora possa suprir algum nutriente que esteja em falta, pode causar o excesso de outros, o que também é prejudicial”, alerta.

Os sintomas de deficiência nutricional vão depender de qual nutriente falta ao organismo, mas é preciso ficar atento a alguns sinais. “Alteração na pele, no cabelo, na unha, depressão e fadiga são alguns deles”, explica a médica clínica geral e nutróloga Paula Whyte.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo