Mulher desenvolve cirrose por pintar os cabelos todos os meses por 10 anos

Uma das doenças que mais costumam acometer os alcoólatras é a cirrose. Para quem não sabe, ela se trata de um mal que ataca o fígado, fazendo com que esse órgão deixe de realizar suas funções, a ponto de fazer o organismo entrar em colapso.

Mas, não é só por causa do alcoolismo que é possível desenvolver a cirrose. Conforme registros médicos, por exemplo, é possível desenvolver o problema até mesmo devido à quantidade de produtos químicos absorvidos dos cosméticos!

10 anos de tintura

Esse por exemplo, foi o caso de Chen, uma chinesa de 50 anos que passou 10 anos pintando os cabelos todos os meses para cobrir os fios brancos. Segundo os médicos, a quantidade de componentes químicos presentes na tintura de cabelos usada pela mulher e absorvida pelo couro cabeludo acabaram fragilizando seu fígado e fazendo com que ela desenvolvesse a cirrose.

De acordo com a imprensa chinesa, Chen começou a reparar o clareamento capilar por volta dos 30 anos e, a partir dos 40, passou a colorir os fios brancos a cada 30 dias.



Ainda conforme os jornais locais, a doença da mulher foi descoberta por acaso, quando Chen subia as escadarias para o quarto e sentiu um cansaço extremo. Quando entrou no quarto, o marido dela percebeu sua aparência mais amarelada, inclusive seus olhos.
Excesso de química

Ao ser levada ao hospital, exames foram feitos para saber se havia composto bilirrubina em excesso no sangue e na urina. Esse composto, para quem não sabe, deixa a pessoa com a pele amarelada e indica complicações no fígado.

No caso de Chen, como o composto foi detectado e ela não apresentava dependência química ou alcoolismo, os médicos ficaram muito intrigados. Eles, então, fizeram uma investigação mais detalhada dos hábitos da mulher até chegar à conclusão de que os responsáveis pela cirrose são os componentes químicos da tintura.
Cirrose tem cura?

Embora Chen agora passe bem depois de um tratamento intensivo de 20 dias, a doença não tem cura. Ela vai precisar ser acompanhada de perto pelos médicos e, claro, assumir os fios brancos. Conforme os médicos, caso não seja controlado o estado de saúde, a cirrose pode acabar se tornando um câncer.

Mas, calma, se você usa a tintura de cabelo com frequência não quer dizer que você também esteja prestes a se descobrir com cirrose. Profissionais da área acreditam muito na indústria de cosméticos no Brasil e ressaltam que o uso esporádico da tinta de cabelo não oferece qualquer risco à saúde (embora possa comprometer a saúde dos fios).

Agora, se você faz o retoque dos fios com maior frequência, o ideal é que você procure se informar sobre os compostos químicos presentes no produto que você utiliza e, claro, estar sempre com o check up em dia.

E então, já conheceu alguma história parecida? Sabia que o excesso de química no corpo poderia causar cirrose? Não deixe de comentar!

Fonte: MegaCurioso

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo