Professora maranhense de Coroatá é certificada como uma das melhores do Brasil pela OBMEP 2018

A professora maranhense Maria de Aguiar da cidade de Coroatá, a 283 km de São Luís, recebeu uma uma das maiores honrarias da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018) o título de uma das melhores professoras do Brasil.

“Minha primeira reação foi de surpresa, pois fazemos um trabalho diário de entrega e dedicação em nossa unidade, e não se espera nada em troca. Esse reconhecimento representa a consolidação do trabalho que desenvolvemos na nossa unidade. Realizamos um trabalho de nivelamento, trabalhamos com as eletivas, com o intuito de desmistificar a matemática com os alunos”, destacou a professora de matemática da unidade plena de Coroatá do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que recebeu um diploma de homenagem e um livro de apoio à formação matemática e o título de uma das melhores professoras do Brasil, reconhecida pela 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A professora Maria de Aguiar, que é graduada em matemática, com especialização no ensino da matemática é a primeira professora da Rede Iema a receber a condecoração. “O Iema nos ajuda a alcançar essas conquistas, pois dentro da unidade temos autonomia para desenvolver vários projetos para melhorar a aprendizagem da disciplina como por exemplo: o xadrez, a eletiva de reforço de matemática, trabalhos no laboratório da área. Percebo que com esses recursos os alunos ficam bem interessados, e o trabalho fica mais fácil. O resultado desse trabalho foram os dois alunos que receberam menção honrosa na OBMEP”, contou a professora Maria de Aguiar.

Após 20 anos de docência, a professora ressaltou que o reconhecimento representa a consolidação do seu trabalho. “Fiquei muito lisonjeada com essa condecoração, pois é um trabalho muito bonito que a gente desenvolve na nossa unidade. Alguns alunos quando entram na nossa escola chegam sabendo muito pouco, já recebi estudantes que não conheciam geometria, e que nunca tiveram aulas de alguns conhecimentos da matemática. A gente recebe esses alunos e tenta reverter essa situação, mostrando que eles são capazes, pois se o meu aluno cresce, eu também cresço como profissional. Eu fiquei muito feliz pela conquista na OBMEP, e por ter esse recebido o reconhecimento de uma das melhores professoras de matemática do Brasil”, ressaltou.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo