Em memorável e histórica noite na maçonaria de Zé Doca aconteceu a Implantação e Posse da Academia Zedoquense de Letras-AZL

Em uma memorável e histórica noite do dia 2 de fevereiro, as 19h na maçonaria de Zé Doca aconteceu a Sessão Solene de Implantação e Posse da Academia Zedoquense de Letras-AZL. Um momento único e de valor histórico imensurável para a literatura, artes e cultura do município de Zé Doca e toda região do Alto Turi. O salão da Maçonaria de Zé Doca ficou pequeno diante do grande público que se fez presente para compartilhar desse momento que tenho certeza ficará gravado na memória de quem ali estava.

A literatura de fato ganha força com a criação da AZL, que foi fundada em 16 de julho de 2018, porém só agora foi realizado a tão esperada Sessão de Instalação onde foram empossados 12 membros fundadores e 5 membros efetivos.

Fizeram- se presentes para prestigiar o evento poetas, escritores renomados da literatura maranhense, presidentes de Academias do Estado do Maranhão dentre eles o Senhor João Francisco Batalha- presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão-FALMA, cujo a AZL é filiada, a senhora Jucey Santana- presidente da Academia Itapecuruense de Ciências, letras e Artes-AICLA, Antonio Noberto, presidente da Academia Ludovicense de Letras-ALL, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão-IHGM; José Ferreira, presidente da Academia Luminense de Letras; Vavá Melo, presidente da Academia Sambentuense de letras, José Ribeiro- Academia Imperatrizense de Letras; Irandi Leite, Roberto Franklin e Antonio Ailton-ALL, Paulo Rodrigues-escritor, poeta e jornalista ex-secretário de Educação de Santa Inês, Valter Costa- secretário de Agricultura do município de Rosário, Leonardo Sousa- diretor, apresentador e repórter da Record TV de Rosário, Carlos Henrique Solteiro-presidente da Câmara de Vereadores de Zé Doca; Gilmar Soares- secretário de Esportes de Zé Doca, padre André da paroquia de Santo Antonio-Zé Doca; Reginaldo do Vale Portela coordenador da UNILaSalle-ZD.

No momento, a AZL prestou homenagens a jovens escritores, professores e poetas zedoquenses com um Certificado de Mérito Cultural.

A cultura Zedoquense desponta no cenário cultural e literário maranhense.

Boa sorte ao novo sodalício, e que a população e poder público possam abraçar essa causa de nobreza e valor inconteste para o Município de Zé Doca





































Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo