Palestra e debates de propostas marcaram a 8ª Conferência Municipal de Saúde em Zé Doca

Foi realizada no ultimo dia (10) a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na Escola CEMA e contou com a presença de mais de 240 inscritos, dentre eles Profissionais da Saúde, Sindicatos, Membros do Conselho Municipal e Estadual de Saúde, Palestrantes como assessora técnica Francisca Delmiro e Lucilene apoiadora do cosemes e Emanoel coordenador da atenção básica, estiveram lá representantes de igrejas Usuários do SUS, Autoridades Locais e convidados. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a Conferência teve como objetivo debater propostas de melhorias para o SUS, levando em consideração a realidade local e as necessidades do município.

A plenária de abertura teve a presença do Secretário de Saúde Francisco Lima, apoio total da prefeitura Municipal de Zé Doca, As palestras tiveram como eixo temático “Democracia, Saúde e Financiamento do SUS” e foi conduzida por todos ali presentes; A palestrante realizou o resgate histórico das conquistas na área da saúde, bem como ressaltou os marcos legais da organização do SUS e participação popular na construção das políticas públicas de saúde.

Os participantes foram divididos em grupos para discutir e elaborar propostas de melhorias para o SUS. As propostas, resultado do trabalho desenvolvido durante a Conferência Municipal, serão apresentadas na Conferência Estadual de Saúde, que irá debater propostas em nível Estadual, com a contribuição de todos os Municípios Maranhenses, Na plenária final, além da aprovação das propostas, também foram eleitos os Delegados titulares e suplentes que representarão o Município.

De acordo com o Secretário de Saúde, Francisco Lima, "A Conferência Municipal de Saúde é de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação da saúde no município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde, a Conferência de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população". Disse
















Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo