Polícia Militar vai apertar o cerco contra motos com kadron, e condutores sem capacetes afirma Tenente Coronel Passos

O destacamento da Policia Militar que atua no Município de Zé Doca passará a fiscalizar se os condutores de motocicletas estão usando ou não o capacete, item de segurança primordial para quem conduz o veículo e para os passageiros. A cobrança será iniciada a partir do dia 22 de outubro em todo território municipal, passando a ser proibido que qualquer condutor trafegue sem o capacete.

Vale lembrar que a Lei que proíbe o tráfego sem capacete já existe há anos, infelizmente em Zé Doca  ainda não havia fiscalização. A resolução nº 453 de 26 de setembro de 2013 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN é bem clara quanto a esta proibição, veja o que diz Artigo 1º:

Art. 1º É obrigatório, para circular nas vias públicas, o uso de capacete motociclístico pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.

Tenente-coronel comandante Passos
O Site Naã Ramos buscou mais detalhes com o Tenente Coronel Passos sobre como será a atuação da PM em Zé Doca (abaixo as perguntas direcionadas ao militar) e ficou claro que a fiscalização de fato vai acontecer e que não apenas algo passageiro.

Vocês irão cobrar ou prender as motos que não estiverem com a documentação em dia?

Todos as motocicletas estão sujeitas a fiscalização, seja em relação a documentação, uso de capacete ou qualquer outro aspecto. O fato de cobrarmos o uso de capacete não nos eximirá de outras cobranças. A questão é que estamos fazendo por partes e dando ênfase ao uso de capacete.

Por tanto, o policial poderá cobrar documentação e emplacamento. Mas o foco será em relação ao uso de capacete, e, neste caso, o PM deverá cobrar.

Vocês irão prender motos que estiverem sendo conduzidas por pessoas sem habilitação?

Todo motorista sem habilitação está sujeito a fiscalização. Porém, como já disse na questão anterior, este não é nosso foco [...]. Isto não quer dizer que não podemos cobrar, apenas não é nosso objetivo[...].

Além de tudo, os condutores de motos devem se atentar ao fato de que o uso de capacete só resguarda a vida de quem está na moto. Por isso, a atitude da Polícia Militar é mais que necessária, sobretudo pela grande circulação de motos no município.

Disse o comandante Tenente Coronel Passos ao Site Naã Ramos:

Outros detalhes importantes

A resolução nº 453 de 26 de setembro de 2013 do CONTRAN ainda diz que:

Art. 2º Para fiscalização do cumprimento desta Resolução, as autoridades de trânsito ou seus agentes devem observar:

I - Se o capacete motociclístico utilizado é certificado pelo INMETRO;

II - Se o capacete motociclístico está devidamente afixado à cabeça;

III - A aposição de dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira

do capacete motociclístico, conforme especificado no item I do Anexo;

IV - A existência do selo de identificação da conformidade do INMETRO, ou etiqueta

interna com a logomarca do INMETRO, especificada na norma NBR7471, podendo esta ser afixada no sistema de retenção;

V - O estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso;
Parágrafo único. Os requisitos descritos nos incisos III e IV deste artigo aplicam-se aos capacetes fabricados a partir de 1º de agosto de 2007.

Já Sobre as Motos kadron a Polícia Militar intensificará a fiscalização sobre as famosas motos com “kadron”, o Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel comandante Passos disse que a PM vai apertar o cerco em relação as motos com kadrons e que diariamente serão realizadas operações e cercos com objetivo de retirar essas motos de circulação, segundo ele o trabalho será executado simultaneamente em Zé Doca, onde existe a maior reclamação.

“Não vai durar muito tempo, acho que em uma semana o trabalho será concluído e ninguém será louco de voltar a usar”, afirmou o comandante.

“Eu tenho avisado que nós vamos coibir a questão das motos com kadron, as pessoas estão andando por ai e estão de brincadeira, a PM vai ser muito rigorosa, o rigor vai ser 100%, inclusive algumas pessoas já me procuraram, [poxa coronel estão notificando?]; estamos notificando sim, várias vezes os policiais estiveram lá no sol parando e orientando os motociclistas para não usar esses kadrons, e então assim colabore com a polícia, para que tenhamos um trânsito mais seguro e organizado, eu peço a colaboração e ajuda de todos e peço com carinho, para que a gente não tenha reclamação, eu acho que a gente tem que reclamar, não da notificação, mas sim quando um indivíduo estaciona em um local errado, em vaga de deficiente, isso nós temos que reclamar; eu estou a disposição no batalhão de qualquer pessoa que for notificada irregularmente ou por qualquer equivoca da nossa parte, estou aqui para corrigir isso”, disse o Tenente-coronel comandante Passos ao site Naã Ramos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo