Governo do Maranhão fechou 158 leitos de UTI e 582 enfermarias para tratamento da covid-19

O Governo do Maranhão tem alertado nas últimas semanas quanto ao aumento de casos da covid-19 e a consequente ocupação de leitos clínicos e de UTI. No entanto é necessário lembrar que a Secretaria estadual de Saúde vem fechando leitos exclusivos para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus. De acordo com levantamento feito pelo Blog Diego Emir, o Estado fechou 158 leitos de UTI e 582 leitos clínicos.

Em junho de 2020, existiam 176 leitos de UTI na Grande Ilha, outros 54 em Imperatriz e 219 distribuídos nas demais regiões do Maranhão. Hoje são 111 leitos de UTI na Grande Ilha, 32 em Imperatriz e 148 nas demais regiões, mostrando uma evidente redução.

Os leitos clínicos também foram reduzidos, antes eram 452 na Grande Ilha, agora 135. Em Imperatriz eram 81, agora se manteve o mesmo número. Nas demais regiões tinham 618 leitos, agora são 353.

É necessário o alerta do aumento dos casos de covid-19, porém o Governo do Maranhão também precisa voltar a seu efetivo de leitos para o tratamento da doença.

Em São Luís, os leitos para tratamento da covid-19 também eram disponibilizados no Hospital Universitário da UFMA e no Hospital da Mulher, os quais devem ser reabertos nas próximas semanas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo