10 dos 15 vereadores não comparecem a sessão da Câmara, em Zé Doca

A sessão da Câmara de Vereadores de Zé Doca (CMZ) desta última Sexta-feira. 14, foi cancelada por falta de quórum [número mínimo de Vereadores para abrir os trabalhos]. Apenas cinco vereadores estavam na Casa Legislativa, quando são necessários pelo menos oitos dos quinze vereadores, para que a sessão seja aberta. Os vereadores Edilson Romão, Claudio da boa esperança, Junior Besourão, Alexandre Barroso e Marcos Paulo foram os parlamentares que comparecem a CMZ. O nome dos cinco vereadores consta no Termo de Comparecimento que atesta a presença e justifica a falta de quórum. Além de projetos de Lei também poderia estar na pauta, e vários outros projetos.

Para alguns dos vereadores presentes é inadmissível uma Casa Legislativa ter 15 vereadores eleitos e apenas cinco estarem presentes no horário da sessão.

Já em meu ponto de vista como Jornalista e um dos maiores frequentadores daquela casa, vejo que a dias os edis estão a todo vapor mudando todo o regimento interno que já é ultrapassado a décadas. ponto para os mesmos, agora o que vejo é que deveríamos ter acesso de uma equipe formada por pessoas representando a população para que tenhamos um novo regimento mais claro e decidir em equipe formada pelos vereadores e pessoas do município interessadas.      

"A Câmara de Zé Doca também deveria votar um projeto que prevê desconto do salário do vereador que faltar a uma sessão sem provar os porquês. e o valor descontado seria distribuído em cestas básicas a população do município. O desconto, segundo o texto, seria de 5% do salário por falta, Ou um valor que representaria R$ 500 do total que os parlamentares recebem. Segundo meus dados, os vereadores somam mais de 110 faltas não justificadas nos primeiros 4 anos da ultima atual legislatura: se a regra atualizada, a única punição prevista no regimento, em caso de faltas, é a cassação do mandato, mas isso só seria aplicado se um parlamentar deixasse de comparecer a pelo menos um 4 sessões ordinárias em seguida, o que já ocorreu." Esse é meu ver, Naã Ramos Lira.
O jornalismo do Site ligou para alguns dos vereadores faltantes os mesmos não atenderam, apenas o vereador Hennio Silvestre que me relatou que por motivos superiores o mesmo não estava em Zé Doca.  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo