Prefeitura de Zé Doca celebrou o Dia da Árvore com plantio de mudas e entrega dos cartões do Agente Jovem Ambiental

O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e é o momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais.
Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera.

“Este momento é importante para o nosso município, para a nossa gente, primeiro por ver jovens participando da preservação da natureza, e depois por estarmos inseridos nas ações do Governo do Maranhão que tem sido um grande parceiro” afirmou a Prefeita Josinha cunha.

“Assim como todas as plantas, as árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese são capazes de transformar a energia luminosa em energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante este processo, oxigênio é liberado para o meio. Além da fotossíntese, as árvores exercem diversos outros papéis ecológicos como evitar a erosão e melhorar a umidade relativa do ar por intermédio da evapotranspiração. Também servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem. As árvores também ajudam a diminuir a temperatura do ambiente e fornecem sombra para os nossos momentos de descanso e de outros animais. Além disso, são responsáveis por um toque de beleza nas paisagens naturais”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Rogério Rocha.

As secretarias municipais da Mulher, Meio ambiente e Assistência social estiveram representadas na solenidade. Vale citar, que a vice prefeita Ana Sampaio, também participou do momento, que serviu de norte para as próximas ações relacionadas ao meio ambiente.

Os vereadores Edilson Romão, Zilmar e a Vereadora Ana Freire representaram o Legislativo e participaram efetivamente do Evento.


O 21 de setembro foi escolhido para ser o dia da árvore, por anteceder o início da primavera no hemisfério sul, que dependendo do ano pode iniciar entre os dias 22 ou 23 de setembro.

O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atividades que trazem benefícios para a natureza.

"O Agente Jovem Ambiental"

Em Zé Doca vários jovens foram contempladas com o Programa Agente Jovem Ambiental, uma iniciativa do Governo do Maranhão que concede auxílio financeiro de R$ 250,00 mensais para participação dos jovens nas atividades de promoção de ações ambientais em espaços públicos.
A entrega dos cartões aconteceu no dia muito significativo para a preservação do meio ambiente, que é o Dia da Árvore. Após isto, todos foram plantar as mudas.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo