Nova diretória do PL 22 no Maranhão frustra tentativa de interferência

O PL oficializou, no último dia 10 de fevereiro, a recondução do deputado estadual Helio Soares à presidência do partido no Maranhão. O parlamentar, que é aliado político do deputado federal Josimar, continua no comando do diretório estadual até fevereiro de 2024. A manutenção de Soares ocorreu após o aval do comando nacional peelista. Em âmbito nacional, o partido é dirigido por Valdemar Costa Neto.

O ato mostrou que a filiação do presidente Jair Bolsonaro no Partido Liberal (PL) não significou um novo mandatário na legenda símbolo do Centrão.

Além disso, Valdemar também mandou recado aos bolsonaristas de que o partido tem comando. A decisão da direção nacional frustra a manobra de possível interferência, que já se promovia com as bênçãos de Bolsonaro.

A certidão da composição do comando do PL no Maranhão, junto à Justiça Eleitoral, foi obtida pelo blog um dia antes da abertura da chamada “janela partidária”, que permite a parlamentares a mudança de legenda sem a perda do mandato, com início previsto para amanhã, dia 3 de março.

Na composição, além da presidência de Hélio, consta o deputado Vinicius Louro como vice-presidente, a deputada Detinha como secretária geral; a prefeita de Maranhãozinho, Deusinha, como tesoureira; além da prefeita de Zé Doca, Josinha Cunha, como vogal.

O partido se prepara para dar início às definições rumo ao pleito do próximo ano. O PL nacional permitiu que as direções estaduais renovem os mandatos das Executivas municipais — salvo casos específicos.

Em solo maranhense, pesou o crescimento do partido em 2020 onde os peelistas conquistaram 39 prefeitos eleitos e quase meio milhão de votos no estado. Com a definição, Josimar, que é pré-candidato a governador pelo partido, ganha força para a disputa majoritária em 2022.

Ele é apontado como terceira via, pois atualmente conta com 56 prefeitos, uma bancada de três deputados federais, quatro estaduais, mais de 40 candidatos a prefeitos que ficaram em 2º lugar e mais de 1 mil vereadores.

Veja o diretório completo clicando aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo