QUE LUGAR É ESTE? – Luís Domingues: produção de juçara, garimpos ilegais, pobreza, pastor, prefeito e pedido de propina

Em uma região cercada de garimpos ilegais, Luís Domingues, cidade com 7 mil habitantes no interior do Maranhão, ganhou destaque nacional após o prefeito, Gilberto Braga (PSDB), afirmar que um pastor que integra um gabinete paralelo no Ministério da Educação (MEC) ter pedido a ele propina de um quilo de ouro em troca da liberação de recursos.

Vista aérea da cidade de Luís Domingues (Foto:G1)

Localizado a 430 km da capital, São Luís, o município tem uma área urbana com poucas ruas, ladeadas por casas simples e comércio local. Ao todo, segundo a prefeitura, pouco mais de 2 mil alunos estudam em sete escolas públicas, sendo seis municipais e com estruturas ainda dos anos 1970.

Os recursos pleiteados ao MEC seriam para a construção de escolas e creches e outras atividades relacionadas à educação.

Parte da população vive da extração ilegal do ouro, que marca a paisagem, desmatada para a atividade, com escavações e a formação de lagoas, causando danos ao meio ambiente. A região também é conhecida pela produção de açaí (juçara).

História de Luís Domingues

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município foi criado a partir do povoado de Olho d’Água, fundado em 1880.

Antes de ser emancipado politicamente, em 1960, Luís Domingues era parte do município de Carutapera. O nome é uma homenagem a Luís Antônio Domingues da Silva, que foi Deputado Geral na época do Império no Brasil e governador do Maranhão.

A cidade ocupa a 4.444ª posição entre 5.565 municípios brasileiros no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para 2010, que mede a qualidade de vida.


Garimpos comprometem o meio ambiente (Foto: G1)

Economia e renda

Segundo o IBGE, a estimativa de salário médio mensal dos trabalhadores formais em Luís Domingues era de cerca de 1,8 salários mínimos em 2019. Da população empregada formalmente naquele ano, apenas 6,1% trabalhava na própria cidade.

Entre os 5.570 municípios brasileiros, Luís Domingues apareceu nas últimas posições, em 5460°, de menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 2019, de R$ 6.646,02, em 2019.

(Do Portal G1)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo