O Arraial de Zé Doca AGORA AQUI É SÃO JOÃO trouxe de volta a alegria e aqueceu as finanças

Organização, segurança, comodidade e muita alegria foram os principais ingredientes do São João de Zé Doca intitulado AGORA AQUI É SÃO JOÃO, promovido pela Prefeitura de Zé Doca e Secretária de Cultura em nome do exelente Maycon Alves, o mesmo provou a cada ano porque está nesta pasta.

Tem sido visível a alegria das pessoas, brincando e dançado junto às muitas manifestações culturais, que se apresentam na arena do arraial na cidade. Por ser um arraial seguro e tranquilo, a presença das crianças tem sido um marco e muitas delas estão vivenciando seu primeiro arraial, a exemplo da pequena Nicole Ramos, filha de quem vos fala que ficou maravilhada com toda a parafernalha.

O ARRAIAL AGORA AQUI É SÃO JOÃO aconteceu dos dias 22 de junho a 03 de julho, com uma agenda de manifestações artísticas e culturais maranhenses que representam a pluralidade cultural do nosso estado, por meio da dança e da música. Além das atrações artísticas, o público poderam degustar deliciosas comidas típicas a preços acessíveis. As ornamentações dos arraiais também foram atrativas, que criaram um ambiente bastante convidativos, que agradaram aos olhos do público.

"Vamos preparar algo maior e ainda mais bonito a cada ano, aprendemos com cada evento e deste aprendizado melhoramos sempre. Os eventos que são tradicionais nós iremos resgatar, a exemplo disso temos, o desfile de independência, as cavalgadas que também começaram a acontecer o festejo de santo antonio que foi brailhante, isso é valorização da cultura e tradição, portanto o povo deve ter acesso a estes ventos e assim serem a grande atração”, ressaltou o secretário de Cultura Maycon Alves, que ao mesmo tempo agradeceu a todos que de forma coletiva ou individual acreditoaram neste grande evento, o mesmo enfatizou e agradeçeu a prefeita Josinha Cunha ao casal de Deputados Josimar e Detinha por terem acreditado no potencial deste grandioso evento.

O ARRAIAL AGORA AQUI É SÃO JOÃO voltou de forma presencial, após dois anos de pandemia, com a perspectiva não só de proporcionar lazer, mas também de incrementar a economia criativa, levando uma alternativa de renda extra para população. Quem teve uma barraca no Arraial, comemorou as vendas. Lidia da Barraca 22, por exemplo, disse a nossa reportagem que as vendas foram um sucesso. “A movimentação tem sido muito boa desde o primeiro dia, graças a Deus estou conseguindo tirar meu lucro. Esse dinheiro vai me ajudar muito, pois eu não tenho uma renda extra”, disse Lidia.

Josinha Cunha prefeita disse, essa festa que ficará na história da cidade de Zé Doca, escrita em uma página que estava esquecida. O São João realizado entre 22 de junho a 03 de julho, não foram apenas 12 dias de festa, o evento marcou o resgate da cultura que foi esquecido em dois anos de pandemia, um costume regional que muitas gerações só tinham ouvido falar, e na verdade incentivamos todos para que eles continuem participando desta cultura tradicional que são as quadrilhas e danças em época de São João.

A Primeiro-Damo Careca, e Secretário de Transportes, que também participou da organização e realização da festa, ficou satisfeio com o resultado obtido durante os 12 dias.

A festa recebeu milhares de pessoas na praça do viva na vila do BEC, muita gente que participou ficou surpresa com a estrutura montada para receber as quadrilhas e shows. Os artistas contratados para as apresentações no palco que ocorreram os shows, também foi um grande diferencial, a gestão valorizou os artistas locais, ao invés de contratar apenas artistas de fora, todos realizaram apresentações dignas de reconhecimento.

Segundo Maycon Alves, Secretário de Cultura, ano que vem a festa será ainda mais bonita.

O Arraial de Zé Doca AGORA AQUI É SÃO JOÃO 2022, também contou com total segurança e apoio do Corpo de Bombeiros Civis, da Polícia Militar, da força tarefa do hospital sesp sempre com uma equipe completa e com hambulancia no local do evento, do Importantíssimo apoio da guarda municipal, sem nenhum tumulto registrado durante os dias de eventos, garantindo um ambiente apropriado para toda a família.

O Vereador Hennio Silvestre, destacou o objetivo do evento. “Zé Doca nunca valorizou tanto o artista local como agora, pois as apresentações locais foram nossa maior prioridade durante o arraial, assim como a potencialização do turismo e comércio local”, disse.

Veja mais de 1000 Fotos: Bryan Rafael, Pipoca, Marcelo e Aleatórias