Secretário de Saúde de Zé Doca Francisco Lima e equipe estiveram presentes na 1° Mostra Maranhão aqui tem SUS realizada pelo COSEMS/MA

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão, COSEMS/MA, realizou a I Mostra Maranhão, aqui tem SUS, nesta quinta-feira (11), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, São Luís-MA.

Foram expostos em banner 55 trabalhos para serem avaliados pela banca. Destes, 17 serão selecionados e enviados para XVI Mostra Brasil, aqui tem SUS, que será realizada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, entre os dias 2 e 5 de julho de 2019, em Brasília/DF.

Com o tema “Compartilhando Experiências para Construir o SUS que queremos”, o evento reconhece trabalhos desenvolvidos pelos profissionais e gestores, e também apoia a qualificação dessas experiências, sua publicação e disseminação, potencializando assim a cooperação entre municípios e regiões de saúde.

“A Mostra incentiva os municípios a publicarem seus relatos de experiências e vivências em seus territórios. Podemos ver nessa mostra, o foco na Atenção Básica, que é a porta de entrada do SUS e é onde começa tudo”, destacou o presidente do COSEMS/MA, Vinícius Araújo. Ainda de acordo com o presidente, o Maranhão desenvolve ótimos trabalhos que impactam diretamente no fortalecimento do SUS e que podem ser copiados em outras regiões.
Participaram da mostra 28 municípios: São Domingos do Maranhão, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão, Amarante, Cururupu, Peritoró, Buriticupu, Centro do Guilherme, São José de Ribamar, Junco do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Jenipapo dos Vieiras, Cajari, Santana do Maranhão, Zé Doca, Pinheiro, Mata Roma, Alto Alegre do Pindaré, Timon, Pirapemas, Codó, Bacabal, Cidelândia, Porto Rico do Maranhão, Peritoró, Buriti, Balsas e Feira Nova do Maranhão.

A equipe avaliadora dos trabalhos foi formada por 15 técnicos capacitados, sem vínculo com o COSEMS/MA e que atuam no Sistema Único de Saúde.

Presidente do COSEMS/MA, Vinícius Araújo.
A mostra contou com três modalidades, são elas: Experiências das equipes de trabalhadores dos municípios que realizam com sucesso os trabalhos nos respectivos territórios; Experiências de atuação da gestão municipal de forma cooperada, por consórcios ou outros meios, realizadas com sucesso na execução conjunta de ações e serviços de saúde e cumprimento da diretriz constitucional de regionalização e hierarquização da rede de serviços: e Experiências do COSEMS/MA nas ações desenvolvidas no apoio à gestão, colaboração especializada e cooperação aos municípios, além da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS).

Para o Coordenador da Atenção Básica de Zé Doca, Emannuel Morais, que apresentou a experiência exitosa: Organização dos Processos de Trabalho Através de um Projeto de Acreditação na Atenção Básica no Município de Zé Doca – MA, o evento é uma vitrine de experiências que deram certo no Maranhão. “trouxemos trabalhos que deram certo no nosso município, compartilhamos e também aprendemos com as atividades desenvolvidas e que podem ser aplicadas nas nossas regiões, para melhorar o atendimento e assistência para os usuários do SUS””, destacou Emannuel.

O município de Zé Doca apresentou três experiências exitosas.

Para Kléssia Novais, Coordenadora da Atenção Básica de Junco do Maranhão, que apresentou a experiência exitosa: Zumba com Saúde: ESF e NASF Intervindo para Mudar, a mostra é muito importante principalmente para os municípios mais distantes. “Nos sentimos valorizados e lembrados pelo trabalho que estamos fazendo em nosso município, além de mostrarmos que podemos fazer muito mais pelo desenvolvimento do nosso SUS, em qualquer lugar do Brasil”.

O resultado da seleção estadual será divulgado no site e instagram do COSEMS/MA, no dia 25 de março de 2019.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo