Vergonha alheia é uma locução da língua portuguesa que define o sentimento de vergonha que uma pessoa sente ao testemunhar algo que outro indivíduo disse ou fez; o ato de sentir vergonha pelo próximo. Eu Naã Ramos Lira Jornalista sob número 0001437/ desde 19/05/2015, Fico a pensar como e porque?. Alguns Vereadores de minha cidade estão dando títulos de cidadãos a várias pessoas, e isso vem acontecendo quase semanalmente, e me deixou um pouco encucado e por isso me motivei e fiz essa matéria sobre tal assunto, já que não se pode debater ou falar na casa do povo, eu tenho mais de 20 anos que visito aquela casa e digo aos edis que fiquei estarrecido na ultima sessão na data de 29/04/2019 e que foi dado essas honrarias a várias pessoas de minha cidade a qual eu pertenço. Nada contra as pessoas que foram homenageadas pelos vereadores; por favor vamos classificar e dar a césar o que é de césar.
Aprender nunca é tarde e estudar nunca é demais.
Vamos ao pé da letra o que é o correto:
A concessão do título honorário de "Cidadão" de um Município pela Câmara de Vereadores, deve ser bem analisada, estudada e explicada com detalhes, não só aos pares (Vereadores), mas à sociedade local como um todo. Quando a Câmara Municipal outorga um título de cidadania honorária, ela está equiparando o homenageado a uma pessoa nascida no Município, e distinguindo-a com especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo e até religioso da comunidade.

O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.
Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no Município, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele fez sem visar lucros ou interesses pessoais ou profissionais, mas que se diga o que ele homenageado fez em defesa do povo do Município que lhe concedeu tal cidadania.
A Câmara de Vereadores deve ter o cuidado tantos os que já bonificaram alguém como os que desejam fazer esse tal ato, a responsabilidade de conceder Títulos de Cidadão como se concede VOTOS DE APLAUSOS. A votação para tal concessão não sofra pressão para votar em propositura injusta e "fabricada". Muitas pessoas são esquecidas e não recebem essa homenagem, as vezes pelo fato de ser uma pessoa pobre, a exemplo de Professores Rurais que não sendo natural do Município, passam 20, 30 ou mais anos, dando tudo de si, e até as vezes sem ser funcionário ou funcionária pública, mas sempre ajudando o Município no anonimato. Um Prefeito, um Secretário Municipal, etc. que se dedica ao povo, que reside no Município e que nele não nasceu, este merece, até mesmo como incentivo. A concessão de cidadania, mesmo honorária é uma homenagem séria e de grande responsabilidade.
O Poder Legislativo Municipal deve ter consciência plena dessa concessão.

O Poder Legislativo Municipal deve ter consciência plena dessa concessão.
Nenhum comentário :
Postar um comentário