Faz exatamente 10 anos que Bom Jardim perdia de forma tão trágica uma das pessoas mais queridas deste município, O médico Antônio Lopes Varão, conhecido também como Dr. Varão, foi assassinado quando fazia o que mais gostava, ajudar o próximo, um crime tão covarde e de forma tão brutal que até hoje causa revolta e tristeza na sociedade bonjardinense.
O CRIME
Era 11 de dezembro de 2010, às 2 horas da manhã, quando dois homens deram entrada no Hospital Municipal de Bom Jardim se passando por pacientes. Ao serem atendidos pelo médico, os homens dispararam dois tiros contra a vítima, que morreu ainda no local, um crime que foi desvendado logo, pois os assassinos que fugiam em um fiesta branco, capotaram em uma curva, próximo a Vitoria do Mearim, um deles morreu, outro foi hospitalizado e dois conseguiram fugir. Anos depois a policia desvendou totalmente o caso, quando policiais da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), com apoio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) conseguiram prender, em São Luís, Raedson Teixeira da Silva, que apontou Salete Varão como autora intelectual do homicídio. A polícia o capturou quando ele tentava fugir para o Mato Grosso do Sul, ambos foram julgados e condenados, onde cumprem pena em regime fechado.
LEMBRANÇAS DO DIA

Ao amanhecer do dia, a cidade colapsava e chorava a morte de seu filho querido, o corpo já tinha sido levado para São Luís onde passaria pela autopsia no IML, no momento o desencontro de informações era gritante, a busca de respostas maior ainda, quando chegou as primeiras informações, o quebra cabeça na mente da população já se montava, parecia que naquele momento todo cidadão era um agente da policia, talvez a maioria dos bonjardinense só pelas pistas já imaginava o que tinha acontecido.
Um dos momentos que ficará marcado, sem duvidas, foi o cortejo que vinha da cidade de Igarapé do Meio, onde o corpo fez uma primeira parada, o médico também atuava e serviu por muitos anos a população daquela cidade que queria se despedir do saudoso médico, ao retornar para Bom Jardim, quando o corpo chegou na placa de entrada da cidade, o som da sirene da viatura da Policia Militar ecoava pelas ruas do município, rompendo um silêncio desolador, sem duvidas um dos dias mais triste que o povo bonjardinense já presenciou.
O LEGADO
Podemos dizer que Dr. Varão direta ou indiretamente influenciou alguns jovens bonjardinenses a se tornarem médicos, até então era raro um médico filho de Bom Jardim, após esse episodio, vários jovens buscaram o mesmo sonho, inclusive dentro da própria família Varão, quem sabem algum destes possam assumir o seu mesmo legado?
MINHA LEMBRANÇA PESSOAL

Artigo escrito por Rafael Gonçalves – Jornalista, Registro 0001448/MA
Nenhum comentário :
Postar um comentário