Saiba que dia será a Diplomação dos Prefeitos e Vereadores eleitos em Zé Doca, Araguanã e Newton Bello.

A prefeita reeleita Josinha Cunha e os 15 vereadores de Zé Doca serão diplomados no dia 16 de dezembro a partir das 19:45.
Já as cidades de Araguanã e Newton Bello Serão Diplomados, Prefeitos seguidos de seus vereadores eleitos. 
De acordo com o calendário eleitoral, todos os candidatos eleitos devem ser diplomados até a data citada na matéria. A diplomação atesta que o candidato está apto a tomar posse do cargo no dia 1º de janeiro de 2021.

A solenidade de diplomação acontecerá, no Igreja Assembleia de Deus em Zé Doca. De acordo com informações repassadas ao Site Naã Ramos, por conta da pandemia o local irá funcionar apenas com 50% da capacidade e o evento não será aberto ao público.

Diplomação

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Durante diplomação os candidatos eleitos recebem os diplomas que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo