9 Dicas para economizar no Gás de cozinha: Use seu botijão de gás por mais tempo com esses macetes!

O valor do gás custa, em média, R$ 102,00. Imagem: Agência Brasil/Arquivo @Banco CentralO valor do gás está bem alto e com isso, é necessário economizar ao máximo. A duração de um botijão de gás é de acordo com o uso, mas com algumas dicas é possível reduzir ainda mais o consumo e assim, fazer uma excelente economia.



É de grande importância escolher uma revendedora boa de gás próximo a você, já que é preciso garantir a sua segurança e da família. Além disso, o gás tem que ser de qualidade, caso contrário manchará as panelas e também afetará a vida útil do fogão.

Para saber dicas interessantes para economizar, não deixe de ler todo este conteúdo.
9 Dicas para economizar no Gás de cozinha: Use seu botijão de gás por mais tempo com esses macetes!


A palavra de ordem é economizar, ainda mais com o valor elevado do gás de cozinha e para isso, trazemos para você 9 dicas que farão o seu botijão durar por muito mais tempo.

1. Evite passagem de vento próximo ao fogão

Nada de corrente de ar próximo ao fogão, caso contrário reduzirá a potência das chamas e com isso, exigirá mais tempo para que as panelas cheguem a temperatura ideal para o preparo dos alimentos e consequentemente, gastará mais gás.

2. Organize a cozinha e os ingredientes

A dica é somente ligar o gás quando estiver com todos os ingredientes separados para o uso. Portanto, lave, corte e separe os ingredientes antes de cozinhar.

3. Utilize as tampas corretas das panelas

Jamais utilize tampam que não sejam exatas para a sua panela, se não demorará muito mais para estar pronto e o gás acabará mais rápido.

Ao utilizar o forno, evite ficar abrindo, pois com a abertura há um choque térmico, já que o ar de fora entra e com isso, demora mais tempo para que o forno volte a temperatura ideal.

5. Corte os alimentos em menores tamanhos

Quando cortamos alimentos em tamanhos grandes, eles demoram bem mais para estarem prontos e com isso, mais gás é consumido.

Dessa forma, o indicado é sempre cortar em tamanhos menores os alimentos.

6. Pré-aqueça o forno

Antes de usar o forno, o ideal é fazer o pré-aquecimento para que haja a distribuição do calor com ele vazio. Ao fazer isso, ajudará a economizar o gás e o alimento será assado mais rápido.

7. Use panela de pressão

A panela de pressão ajuda muito a economizar o gás de cozinha pois potencializa o cozimento dos alimentos.

8. Verifique o seu gás

Verifique sempre que possível os canos do fogão e do forno, assim como as roscas, justamente para evitar vazamento de gás e acidentes domésticos. Caso morem em apartamento e o gás seja encanado, é preciso verificar com o síndico se há manutenções agendadas e se a mangueira que faz a ligação do gás encanado ao fogão está na validade.

9. Feijão de molho

Uma dica legal é deixar sempre o feijão de molho de um dia para o outro antes de levar à panela de pressão, pois assim fará com que o cozimento seja mais rápido e gaste menos gás.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo