Prefeita Josinha Cunha e Secretária de Saúde inauguram Centro de Reabilitação Francisco Barros Lima e Capela São Francisco de Assis

A Saúde de Zé Doca ganhou um espaço muito especial para atendimento à Pessoa com nessecidades especiais física ou intelectual. O Centro Municipal de Reabilitação Francisco Barros Lima foi inaugurado na tarde deste ultimo domingo (3), e a cerimônia de entrega da unidade reuniu autoridades municipais e a população que prestigiou mais uma grande conquista para a nossa cidade.

Localizado na ao lado do hospital SESP, o Centro Municipal possui especialidades de serviços de reabilitação para deficientes físicos e intelectuais. A unidade foi criada para auxiliar no cuidado e na habilitação/reabilitação. Para isso, são preparados, considerando as principais necessidades e especificidades de cada usuário, um conjunto de medidas, ações e serviços para desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho de todos, com o objetivo de desenvolver potencialidades, habilidades e aptidões, que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades.

Uma equipe profissional multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros, realizará os atendimentos em espaços com estrutura adaptada e acessível, ambientes seguros, aconchegantes, práticos e funcionais, com equipamentos novos e modernos, garantindo eficiência e qualidade no tratamento e desenvolvimento dos usuários. Na triagem na unidade, será elaborado um plano terapêutico que proporcione melhor qualidade de vida e ofereça um tratamento especializado para os jovens e adultos que serão atendidos no local.

“Os recursos atuais são suficientes para atender às necessidades dos pacientes, porém, novas técnicas e recursos foram aparecendo no mercado e, com eles, o desejo de proporcionarmos isso à população de Zé Doca. Para isso, precisaríamos de um espaço maior, o que foi concretizado, após grande construção do novo prédio e a compra de novos equipamentos, também ir´pa funcionar o laboratório de protese e ortese dentária”, afirmou Isaura Macêdo. Segundo ela secretária  de Saúde foram adquiridos vários equipamentos novos para o novo Centro de Reabilitação, que estará operando, com o objetivo de beneficiar toda a população e não somente uma parte dela. Foram adquiridos aparelhos de eletroterapia e termoterapia, que auxiliam no processo inflamatório e dor, estações de musculação e tornozeleiras, entre outros, para auxiliar no ganho de força muscular e demais exercícios necessários.

Na ocasião, a Prefeita Josinha Cunha destacou a importância e cuidado que cada paciente receberá na unidade. “Vamos oferecer aqui, de forma completamente gratuita, atendimentos e terapias que são de extrema importância para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças adolescentes e dultos, que possuem algum tipo de deficiência. Tenho a certeza de que este equipamento não será somente de saúde, como também de cuidado, respeito, atenção e carinho.”, concluiu.

Na ocasião a prefeita Josinha inaugurou da Capela Sâo Francisco de Assis, entre o hospital Sesp e o centro de reabilitaçlão Francisco Lima, a prefeita destacou a sensibilidade, em ter idealizado esse espaço de fé e renovação de esperança: "Agora os pacientes e seus familiares têm um local para fazer suas preces. Hospital já é um ambiente que remete a dores e tristeza, então essa capela chega para fortalecer a fé das pessoas", disse.

“Agora, o sonho de todas as mães e pais de deficientes de Zé Doca se tornou realidade. Com o Centro Municipal de Reabilitação, podemos enriquecer o tratamento de nossos filhos especiais, jovens e adultos, além de também ter um espaço para cuidar de nossa autoestima. Estou muito feliz em poder fazer parte desse projeto.” Disse o tecnico em informática Peter Dorner.

A Prefeitura de Zé Doca reconhece a grande oportunidade e responsabilidade de oferecer mais um importante equipamento de saúde ao município e agradece a honra do empréstimo do nome do ilustre ex-secretário de saúde Francisco Barros Lima em homenagem póstuma e o empenho e dedicação de cada funcionário que trabalhou e irá trabalhar na unidade.


































Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo