18 agosto 2023

Em entrevista ao Ponto Continuando, Neto Evangelista fala sobre Aprova São Luís, atuação no combate à violência doméstica e política


O deputado estadual Neto Evangelista foi o entrevistado do Programa Ponto Continuando desta segunda-feira (14). O parlamentar falou sobre o lançamento do projeto Aprova São Luís, projetos de lei que beneficiam mulheres vítimas de violência doméstica e sobre sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís em 2024.

“É um curso preparatório para quem quer fazer o ENEM e o Paes, independente da idade. Terá acompanhamento psicológico, além de uma equipe de professores qualificados, do Maranhão e de outros estados, para que estivesse à disposição desses jovens. O cursinho acontecerá em toda a ilha de São Luís, distribuído em quatro polos: Cohab, Itaqui Bacanga, Centro e Cidade operária”, explicou o parlamentar.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.netoevangelista.com.br. Ao clicar no banner do Aprova São Luís, o aluno poderá escolher o polo que quer assistir as aulas. As vagas são gratuitas e limitadas.

Em alusão ao Agosto Lilás, mês em que se comemora o aniversário da Lei Maria da Penha e tem como objetivo uma intensa campanha de combate à violência doméstica e ao feminicídio, Neto Evangelista falou sobre sua atuação na causa.

“Temos leis de prevenção e repressão à violência doméstica. Temos a que obriga os eventos públicos no Maranhão a realizarem campanhas de prevenção à violência doméstica, e vimos ela sendo aplicada nos arraiais. Para repressão de agressores, é proibida a nomeação de condenados pela lei Maria da Penha. É mais uma forma de punir homens que acham que podem agredir uma mulher”, disse o deputado.

Além das leis, Neto Evangelista atua como advogado assistente do Ministério Público em júris de casos de feminicídio no Maranhão.

Eleições 2024 em São Luís

Sobre política, o deputado reafirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís em 2024 pelo seu partido União Brasil, e explicou os motivos de ter rompido com o prefeito Eduardo Braide, quem apoiou no segundo turno das eleições de 2020.

“O partido entendeu que precisa de um representante nas eleições de 2024 em São Luís e escolheu o meu. Em 2020, eu tive mais de 83 mil votos, não podia me dar ao luxo de não ajudar a população a escolher o melhor caminho, que naquele momento eu acreditei que fosse o Eduardo Braide. Mas nada do que conversamos foi feito. Como o problema do transporte público, como a assistência e dignidade às pessoas com deficiência, que é uma bandeira minha, como a reforma de moradias de pessoas de baixa renda. Ele me frustrou como eleitor, sobretudo, disse que estava pronto e não estava, e por isso me vi na obrigação de mais uma vez colocar o meu nome para a população de São Luís”, enfatizou.

Questionado sobre qual seria a melhor estratégia para vencer Eduardo Braide nas eleições, Neto evangelista afirmou que acredita que o ideal seria o grupo ter apenas uma candidatura.

“Na minha opinião, a melhor estratégia seria o grupo do governador Carlos Brandão lançar somente um candidato contra o atual prefeito. Seria o cenário ideal. O prefeito tem se isolado cada vez mais, possivelmente será candidato somente com o próprio partido. Mas acredito que teremos umas duas ou três candidaturas. Nas eleições de 2020 faltou uma condução da liderança naquele momento, tava difícil até ter voto, era muito candidato”, disse.

Dentre os possíveis candidatos à Prefeitura de São Luís, o deputado enfatizou que só não conversa com o atual prefeito. “Já fui enganado uma vez, não da pra ser enganado de novo”, finalizou.