Histórico da Interdição
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Em março de 2025, a ponte foi inicialmente interditada graças à descoberta de corrosão severa em sua estrutura principal, especialmente no vão central, detectada por indígenas da Terra Indígena Pindaré.
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Durante o período de interdição, apenas pedestres e ciclistas tinham acesso à estrutura. Veículos de carga, como caminhões e carretas, precisaram desviar por rotas alternativas via rodovias estaduais, encarecendo o escoamento de mercadorias na região.
O que muda com a liberação
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A ponte está liberada para todos os tipos de veículos, incluindo cargas pesadas, conforme destacou o DNIT.
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A reabertura representa alívio logístico para produtores, transportadoras e motoristas na região do Alto Turi, conectando áreas das regiões Nordeste e Norte do Brasil.
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Esta ponte é um ponto crítico na BR‑316, rota essencial para o escoamento de frutas, legumes, verduras e commodities, além de acesso a portos importantes como Belém e Barcarena (PA).
Impacto para Alto Turi
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Para produtores rurais de Santa Inês e Bom Jardim, a ponte libera uma logística mais ágil e segura para escoamento de produtos.
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Transportadoras locais agora podem recuperar o tempo e custos gastos com os desvios anteriores pelas estradas estaduais.
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Moradores da região voltam a contar com acesso facilitado a serviços, mercados e oportunidades nas cidades vizinhas.
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O turismo na região, especialmente nas belas paisagens do Rio Pindaré, também ganha com a circulação facilitada.
Em resumo
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Data da liberação: 3 de julho de 2025
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Ponte agora aberta para: todos os tipos de veículos
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Benefícios esperados: redução de custos logísticos, maior segurança no trânsito e estímulo ao desenvolvimento regional