Formação do conselho comunitário do " PACTO PELA PAZ" em Zé Doca - Ma.
O Pacto Pela Paz é um programa criado pelo Governo do Maranhão mediante a Lei de nº 10.387 de 21 de dezembro de 2015, cujo objetivo é a promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis.
O Programa prevê, no âmbito da Segurança Pública, ações de promoção do bem estar da população através da efetivação de uma polícia de proximidade.
O Policiamento de Proximidade tem como fundamento a descentralização dos conflitos da polícia, com discussão resolutiva local dos problemas. Sua implantação objetiva promover a aproximação entre policiais e cidadãos, e reduzir os indicadores de criminalidade a partir da ação policial qualificada.
Por toda manhã dessa quinta-feira (25/01), a equipe do Pacto pela Paz, composta nesse ato, pelo instrutor Ten Cel PM Andrade e devidamente cumprindo calendário de atividades proposto pelas leis. Estiveram na cidade de Zé Doca, mais precisamente no auditório da PMZD, situado na Avenida do Comércio, onde por lá expuseram sobre a Lei n° 10.387, sancionada pelo Sr. Ex- Governador do Estado do Maranhão- Dr. Flávio Dino, e que versa sobre o Pacto pela Paz e institucionaliza os Conselhos Comunitários pela Paz, suas conquistas aos longo desses anos e a importância da participação popular junto a valorização dos Direitos Humanos e sintonia pacífica para aplicação políticas públicas de qualidade.
Ao longo da primeira parte da apresentação, fora discorrido sobre os direitos e garantias fundamentais à sociedade, aliada a formação de Conselho Comunitário.
Já na segunda parte, após a voluntariedade dos atentos ouvintes, foram escolhidos, por aclamação popular, 25 (vinte e cinco) Conselheiros Comunitários, bastante animados com o novo desafio sempre em prol da pacificação social.
A diretoria do Conselho ficou assim definida:
Presidente - Janilson
Vice Presidente - Cícero Júlio
1a Secretária - Rivanda
2° Secretário- Clodomir
Diretor de Assuntos Sociais- Antônio Brito
Vale salientar que estiveram presentes no evento, o Cel PM Andrade - Cmt do Batalhão de Zé Doca, Vereador Hennio Silvestre, Conselheiros tutelares e membros da comunidade em geral.
Ao final da capacitação dos mais novos conselheiros, fora encerrado o evento com a materialização das fotos dos partícipes.
O programa Pacto pela Paz, já possui com esse da cidade de Zé Doca 1341 (mil trezentos e quarenta e um) conselheiros, distribuídos em 87 (oitenta e sete) CCPs.
O Comandante do corpo de bombeiros Fabio Silva Filho, tem asseverado por onde passa sobre a importância desse trabalho junto às comunidades, bem como da voluntariedade em pregar a tão sonhada Paz social.
O Major Andrade, como Coordenador na região do Alto Turi, destaca o papel fundamental desses conselhos na criação de uma aproximação entre as instituições policiais e a comunidade. O fortalecimento desses vínculos contribui não apenas para a promoção da segurança, mas também para o diálogo e discussão de questões sociais, visando soluções conjuntas por meio de políticas públicas.
No interior do estado, as eleições foram programadas para ocorrer no dia 25 de Janeiro, no horário das 8h às 12h, abrangendo 100 circunscrições em mais de 90 municípios do Maranhão. Este processo eleitoral representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais seguras e participativas no Estado.