05 março 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Zé Doca, Claudio da Boa Esperança, e Secretário de Agricultura, André Solteiro, fortalecem parceria com quebradeiras de coco babaçu em visita à comunidade Igarapé dos Índios e discutem colaboração com a CONAB

Em um gesto de compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, o Presidente da Câmara Municipal de Zé Doca, Claudio da Boa Esperança, acompanhado pelo Secretário de Agricultura, André Solteiro, realizaram uma visita significativa à comunidade de Igarapé dos Índios. Durante a visita, eles se encontraram com as quebradeiras de coco babaçu, discutiram os desafios enfrentados por essas trabalhadoras e exploraram oportunidades de colaboração com a CONAB para impulsionar a economia local.

O Papel das Quebradeiras de Coco Babaçu: As quebradeiras de coco babaçu desempenham um papel vital na economia e cultura da região de Zé Doca. Responsáveis pela extração do óleo de babaçu das amêndoas do coco, essas mulheres trabalhadoras representam a essência da agricultura familiar e preservam tradições ancestrais. No entanto, elas enfrentam diversos desafios, incluindo condições de trabalho precárias e falta de acesso a mercados justos para comercialização de seus produtos.

Fortalecimento da Parceria com as Quebradeiras de Coco Babaçu: Durante a visita à comunidade de Igarapé dos Índios, o Presidente da Câmara e o Secretário de Agricultura reafirmaram o compromisso da administração municipal em apoiar as quebradeiras de coco babaçu. Eles ouviram atentamente as demandas e necessidades das trabalhadoras e discutiram estratégias para fortalecer a cadeia produtiva do coco babaçu, incluindo o acesso a capacitação, tecnologia e mercados.

Diálogo com a CONAB: Além disso, Claudio da Boa Esperança e André Solteiro aproveitaram a oportunidade para discutir uma parceria com a CONAB. Eles reconheceram o papel fundamental da CONAB na promoção da agricultura familiar e na garantia de preços justos para os produtos agrícolas. Buscaram explorar possibilidades de colaboração com a CONAB para facilitar o acesso das quebradeiras de coco babaçu aos programas de comercialização e apoio à produção.

Potencialidades da Colaboração: Uma colaboração efetiva com a CONAB poderia significar uma transformação positiva para as quebradeiras de coco babaçu e para toda a comunidade de Igarapé dos Índios. Isso poderia resultar em melhores condições de trabalho, aumento da renda e valorização dos produtos derivados do coco babaçu. Além disso, fortaleceria a economia local e contribuiria para a preservação das tradições culturais e ambientais da região.

Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável: O Presidente da Câmara Municipal de Zé Doca e o Secretário de Agricultura reiteraram o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades rurais. Eles enfatizaram a importância de políticas públicas que promovam a inclusão social, a equidade de gênero e o respeito ao meio ambiente, garantindo um futuro próspero para as gerações presentes e futuras.

Conclusão: A visita do Presidente da Câmara Municipal de Zé Doca, Claudio da Boa Esperança, e do Secretário de Agricultura, André Solteiro, à comunidade de Igarapé dos Índios foi um passo importante na consolidação de parcerias para o fortalecimento da agricultura familiar e o apoio às quebradeiras de coco babaçu. Espera-se que essa iniciativa resulte em benefícios tangíveis para as trabalhadoras rurais e para toda a comunidade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e promovendo a justiça social e ambiental.