Patrocínio:

Patrocínio:

12 novembro 2025

NOVA OLINDA: MP faz segundo pedido de cassação de Ary Menezes — agora por DEEPFAKE

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou um segundo pedido de cassação do prefeito Ary Menezes Fernandes e do vice Ronildo Costa de Carvalho em Nova Olinda do Maranhão, desta vez focado na utilização de vídeo falso (deepfake) simulando apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ação reforça que a vitória por apenas 2 votos foi obtida com fraude digital, abuso de poder político e uso indevido da mídia.

Segundo o novo parecer, obtido pelo Blog do Minard, o pleito foi marcado pela utilização de um vídeo falso (deepfake) simulando apoio do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, exibido em evento denominado “Carreta Cine Lula”, realizado em 22 de setembro de 2024, e posteriormente divulgado nas redes sociais de Ary Menezes. O MPE considera que a manipulação digital foi dolosa, consciente e decisiva para o resultado da eleição.

A análise do Ministério Público aponta que a fraude está robustamente comprovada: o vídeo foi desmentido oficialmente pelo Partido dos Trabalhadores, testemunhas confirmaram a manipulação digital, e até uma testemunha da defesa admitiu ter percebido a falsificação. Além disso, os candidatos participaram ativamente do evento, discursaram no palanque e compartilharam o conteúdo em suas redes, reforçando a intenção deliberada de enganar o eleitorado.

O parecer destaca ainda a gravidade extrema da conduta, tanto qualitativa — pelo uso de tecnologia para forjar o apoio do Chefe da Nação — quanto quantitativa — considerando que a eleição foi decidida por apenas dois votos, em um município onde Lula teve 80,48% dos votos em 2022. Para o MPE, a soberania popular foi viciada e a vontade do eleitor, manipulada.

Diante disso, o Ministério Público Eleitoral volta a opinar pela total procedência da ação, recomendando a cassação dos mandatos e a declaração de inelegibilidade de Ary Menezes e Ronildo Costa.

O processo agora seguirá para decisão do Juiz Eleitoral da 80ª Zona de Nova Olinda, que poderá confirmar novamente a cassação da chapa de Ary.